3 erros nas redes sociais mais comuns que restaurantes cometem

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Aqui, veremos os erros nas redes sociais mais comuns em restaurantes!

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta essencial para as empresas. E isso não acontece por acaso! Afinal, elas contam com uma audiência assustadora. Para se ter uma ideia, o Facebook tem nada menos do que 2 bilhões de usuários ativos por mês, de acordo com o último levantamento divulgado pelo canal.

Porém, não é tão simples assim atrair o público e converter em clientes com as redes sociais, Para isso, é preciso manter a página do seu restaurante atrativa, organizada e atualizada para evitar erros nas redes sociais. O problema é que muitos não têm esses cuidados e ainda cometem erros que atrapalham os resultados da estratégia.

Veja a seguir os 3 erros nas redes sociais mais comuns que restaurantes cometem e que devem ser evitados!

1. Não responder aos clientes

As redes sociais também funcionam como canais de comunicação e atendimento ao consumidor. Muitos clientes utilizam as mensagens privadas ou mesmo os comentários das publicações para tirar dúvidas, relatar problemas ou fazer elogios.

Entretanto, há empresas que não dão a devida atenção para essas interações e acabam não respondendo a essas pessoas. Ainda há aqueles que até respondem, mas de maneira equivocada, em especial às avaliações ruins dos clientes.

O certo é sempre responder tanto as críticas quanto os elogios com atenção e simpatia. Aliás, as críticas precisam de ainda mais cautela para demonstrar ao cliente que o restaurante fica realmente chateado por qualquer incomodo que possa ter acontecido, mas que se coloca à disposição para resolvê-lo. Essa é a oportunidade para mudar a opinião do cliente insatisfeito e demonstrar para outros os usuários que seu estabelecimento se preocupa com o consumidor.

2. Abandonar a página

Se você não responde às mensagens, não oferece informações atualizadas e suas últimas publicações foram feitas há um bom tempo, a impressão que se passa é a de abandono, certo? E esse pode ser o mesmo sentimento dos seus clientes e potenciais clientes com o seu restaurante.

Ora, se não há um cuidado com uma ferramenta de relacionamento com o consumidor tão importante, como são as redes sociais, o que se esperar também do estabelecimento?

Portanto, mantenha os dados sempre atualizados (até porque muitas pessoas usam as redes sociais como fonte de informação), faça publicações constantes para atrair clientes e esteja sempre interagindo para gerar mais engajamento e conquistar seu público.

3. Desconhecer o público

Suponhamos que você tenha um restaurante japonês sofisticado, e que geralmente atende o público adulto (entre 30 a 40 anos), com um alto poder aquisitivo. Contudo, nas redes sociais, as publicações têm uma linguagem “descolada” e com assuntos mais direcionados para o público adolescente. Há alguma coerência entre o seu público e o que é postado na sua página? Com certeza, não.

Por isso, é fundamental conhecer muito bem o seu público para fazer ações mais direcionadas e assertivas, de maneira que atraia e desperte o interesse dos seus clientes pela sua página e, consequentemente, pelo seu restaurante.

Uma boa forma de fazer isso é criando personas — personagens fictícios que representam seus clientes ideais — para que você tenha em mente o que realmente o seu público deseja, quais são seus problemas, necessidades, preferências etc.

Esses são alguns dos erros nas redes sociais mais comuns. Fique atento para não cometê-los. Se quiser receber mais conteúdos e dicas para ter sucesso na gestão do seu restaurante, assine nossa newsletter!

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