5 dicas de decoração para restaurante gastando pouco

Tempo de leitura: 4 minutos

A decoração para restaurante pode ser fator determinante para atração e fidelização de clientes. Muito além da estética, ela é responsável pela primeira impressão do freguês, seja pessoalmente, seja por fotos.

Por isso, mesmo que não seja um ambiente temático, a decoração do seu restaurante deve ser planejada para contribuir com toda a experiência que será oferecida ao cliente.

Se você acha que são necessários altos investimentos para decorar o seu restaurante, veja cinco dicas de como fazer isso de forma prática e econômica:

1. Defina a sua proposta

Tenha em mente o tipo de estabelecimento (pizzaria, churrascaria, hamburgueria, bistrô etc.) e o estilo do seu restaurante, pois isso indicará o conceito de base da decoração e qual caminho seguir para executá-la. Por exemplo:

Estilo vintage

Pode se manifestar por meio de vários temas — clássico, jovem guarda, disco, hippie etc. Busque objetos que remetam ao tema escolhido em brechós, feiras de antiguidade ou casa de amigos e parentes.

Vitrolas, capas de discos, castiçais, molduras, quadros, miniaturas de carros antigos e objetos de cozinha da época retratada podem compor a decoração.

Estilo rústico

Se a ideia é aproximar os seus clientes da natureza, use mobiliário e objetos de madeira com aspecto natural, envernizados e com poucas cores artificiais.

Tijolinhos aparentes, ladrilho hidráulico e pedras usadas como revestimento são bem-vindos. Peças de tecido devem priorizar juta, algodão cru, linho e afins.

Estilo industrial

Caracterizado por pé-direito alto, grandes áreas com concreto, cimento queimado e tubulações aparentes, a sua decoração é composta por objetos de metal e madeira.

Cores fortes usadas pontualmente contrastam com o cinza predominante nos revestimentos e trazem vivacidade ao espaço.

2. Aposte nas cores

Para diminuir a necessidade de objetos nas paredes, utilize tinta de forma criativa, com cores — adequadas ao conceito do seu restaurante — aplicadas com técnicas de estêncil, degradê, grafismo ou outra apropriada ao estilo da decoração.

Além de tinta, também podem ser usados adesivos vinílicos prontos ou impressos sob medida.

3. Valorize o seu mobiliário e utensílios

Mesas, bancos e cadeiras usados parecem novos quando pintados ou envernizados. Invista em almofadas e encostos confortáveis nas áreas em que pretende que os seus clientes permaneçam mais tempo.

Toalhas de mesa e cortinas simples podem ter as barras incrementadas com aplicações de fitas, bordados, rendas ou o que mais combinar com o estilo do restaurante.

Louças e talheres básicos ganham vida nova quando acompanhados por jogos americanos, guardanapos e galheteiros de bom gosto.

4. Use plantas e espelhos na decoração para restaurante

Vintage, natural, moderna, industrial, romântica, contemporânea, rústica, descontraída, intimista… As opções de estilo de decoração para restaurante são incontáveis, mas há duas coisas que podem ser usadas em qualquer uma delas sem risco de erro:

Plantas

Qualquer estabelecimento fica mais convidativo e aconchegante com a presença delas. No piso, nas paredes ou suspensas, as plantas trazem frescor e beleza a qualquer ambiente, inclusive banheiros.

Pesquise as espécies mais adequadas ao seu espaço e dê preferência às mais resistentes e com menos cheiro.

Espelhos

Coringas em qualquer projeto, você pode utilizá-los para dar amplitude a ambientes pequenos e para duplicar o efeito da sua decoração: um arranjo de flores aparecerá em vários ângulos com um espelho refletindo a sua imagem, por exemplo.

Apenas tome cuidado com o posicionamento para evitar reflexos indesejados, como portas de banheiros.

5. Capriche na iluminação

Não é necessário reformar nem fazer um projeto luminotécnico completo. Escolha pontos estratégicos para posicionar pendentes, abajures, arandelas, fitas de LED ou mesmo velas (de forma segura, dentro de recipientes estáveis e resistentes).

Transforme utensílios sem uso em luminárias exclusivas. Utilizando luz quente indireta (amarelada ou colorida) em áreas mais intimistas e luz fria (branca) em áreas de circulação, preparo e atendimento, você garantirá conforto e segurança aos seus clientes e funcionários, além de deixar o seu estabelecimento bem mais interessante.

A decoração para restaurante pode ser feita de forma simples e acessível. O mais importante é que ela transmita a essência do estabelecimento e faça o cliente se sentir à vontade e pronto para retornar.

Agora que você está preparado para proporcionar uma experiência incrível aos seus clientes, veja algumas dicas de marketing para restaurante e garanta o sucesso da sua estratégia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *