Chatbot do Facebook: saiba como ele pode ajudar seu estabelecimento

Tempo de leitura: 4 minutos

Chatbot do facebook pode te ajudar!

O Facebook possui cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, portanto, oferece um potencial gigante para melhorar a comunicação com os seus clientes e aumentar as suas vendas.

O que pouca gente sabe é que a sua ferramenta de mensagens instantâneas da rede social (o Messenger) oferece muito mais do que a possibilidade de falar com amigos. Por meio do chatbot do Facebook é possível automatizar as conversas com os seus clientes, ou seja, em vez de alguém responder as mensagens, quem responde é o chatbot.

Ficou curioso para saber como essa tecnologia funciona e os benefícios para o seu estabelecimento? Então continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!

O que são os chatbots do Facebook?

São sistemas que conversam com os usuários pelo serviço de mensagens da rede social. Assim que alguém abre a janela de chat na página do seu restaurante, o bot entra em ação, enviando uma mensagem de boas-vindas e as opções iniciais de interação.

Esses chatbots funcionam com base em uma árvore de navegação, ou seja, o roteiro da conversação é preestabelecido pela empresa. Se bem planejados, os chatbots do Facebook oferecem uma experiência bastante natural aos clientes. É a tecnologia sendo usada a favor do seu negócio!

Como os chatbots podem ajudar o seu estabelecimento?

Agora que você já sabe o que são, vamos conhecer algumas vantagens que os chatbots oferecem ao seu restaurante.

Agilizar e otimizar o atendimento online

Os chatbots do Facebook ficam disponíveis 24 horas por dia e respondem aos consumidores instantaneamente. Só por isso, já se percebe como o atendimento se torna mais rápido.

Além de tudo, o sistema pode ser configurado para responder às dúvidas frequentes dos clientes, como a localização, os horários de atendimento, seu cardápio e como fazer reservas.

Afinal, por que ter um ser humano dando retorno a essas perguntas repetidas com frequência se um chatbot pode fazer isso instantaneamente, não é mesmo?

Integrar a rede social com site, aplicativo e delivery

Os chatbots do Facebook são uma ótima forma de fazer a ponte da sua página na rede social com o site e o aplicativo do restaurante.

Quando um potencial cliente enviar mensagem perguntando sobre o cardápio, por exemplo, a resposta pode conter um link para a página do site que contenha essa informação, ou se alguém quer fazer um pedido, o sistema pode enviá-lo diretamente ao serviço de delivery.

Aumentar a receptividade da sua página no Facebook

Não há nada melhor do que se sentir bem recebido, concorda? Nos restaurantes isso é ainda mais importante.

Os chatbots do Facebook provocam tal sensação nos consumidores, pois eles podem ser configurados para enviar uma mensagem de boas-vindas sempre que alguém visita a sua página. Essa proatividade aumenta o engajamento e a interação das pessoas com o estabelecimento, ajudando até mesmo a atrair novos clientes.

Criar um diferencial frente aos concorrentes

Todo mundo adora ideias inovadoras e valoriza essa prática nas empresas — na verdade, esse é cada vez mais um fator de fidelização. Os chatbots do Messenger ainda podem ser considerados uma novidade e atraem pessoas curiosas.

Então, com uma boa comunicação você converte essas pessoas em fregueses. Fora isso, o atendimento ágil causa uma ótima impressão, e esse será um diferencial frente aos seus concorrentes, não tenha dúvidas!

Como criar um chatbot do Facebook?

Há duas maneiras de criar o seu sistema de mensagens automáticas: uma complicada, por meio de programação, e outra mais simples, com ferramentas online que facilitam o processo. Existem alguns serviços bem práticos com essa finalidade, dentre as quais sugerimos o Chatfuel e o Botsify.

Tenha em mente que o chatbot precisa ter personalidade, isto é, parecer o mínimo possível com uma máquina, por meio de uma linguagem natural (sem enganar o cliente, é claro).

Além disso, a “personalidade” do chatbot precisa estar alinhada com a comunicação do seu restaurante, ou seja, com a forma de se expressar com os seus clientes. Na dúvida, procure o auxílio de um profissional especializado no assunto!

Agora que você já sabe o que é um chatbot do Facebook, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos úteis para o seu empreendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *