Como coletar dados de entrega para conhecer melhor os clientes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os restaurantes que trabalham com delivery possuem excelentes oportunidades para conhecer melhor os clientes, aproveitando os dados que são informados para a entrega.

Entretanto, nem sempre os donos do negócio sabem como usufruir das informações que estão disponíveis. Se você é um deles ou quer saber mais sobre ao assunto, continue lendo nosso post e descubra diversas formas de coletar esses dados:

Analisando o cadastro para conhecer melhor os clientes

Ao trabalhar com fast food ou restaurante delivery, certamente você tem um cadastro com informações importantes sobre os seus clientes, tais como:

  • nome;
  • endereço;
  • data de nascimento;
  • telefone para contato etc.

Em alguns casos, há até dados relevantes como as redes sociais.

Apesar de a maioria dos gestores acreditar que esses dados servem apenas para realizar entregas de forma segura, a verdade é que é possível extrair algumas estatísticas básicas sobre seu público-alvo efetuando comparações entre os cadastros.

Por isso, por mais que seu cadastro seja simples e direto, é de extrema importância que você procure manter as informações sempre atualizadas, e que elas estejam armazenadas em arquivos de formato eletrônico para facilitar a interpretação de seu conteúdo.

Interpretando os pedidos de entrega

Existem informações importantes em relação aos pedidos realizados pelos seus clientes e que precisam ser considerados em sua estratégia de marketing e divulgação.

Analisando os pedidos, é possível perceber:

  • quais são as faixas etárias predominantes em seus pedidos;
  • se as solicitações são feitas majoritariamente por homens ou mulheres;
  • quais são as regiões geográficas a que se destinam a maior parte das entregas.

Também existem outros detalhes a serem considerados, como dias e horários em que os pedidos são realizados com maior frequência, bem como aqueles nos quais não saem pedidos ou há menor quantidade de solicitações. Eles podem, por exemplo, ser alvo de campanhas específicas para resolver fomentar as vendas.

A quantidade solicitada também pode trazer conclusões interessantes sobre o comportamento do seu público, a fim de direcionar as campanhas. Um exemplo? Se os pedidos são geralmente menores, pulverizados, ou se há alguns poucos clientes que compram mais.

Aproveitando a tecnologia

O uso da tecnologia é fundamental para coleta e interpretação dos dados dos clientes. Entre as ferramentas tecnológicas fundamentais para bares, restaurantes e fast foods que trabalham com delivery, estão os aplicativos para celulares e dispositivos móveis, redes sociais, e-mail, WhatsApp e softwares específicos para gestão.

Enquanto as redes sociais, e-mail e WhatsApp fazem o papel de facilitar o contato do público-alvo com o seu comércio, os aplicativos e softwares de gestão têm a função de realizar a convergência de dados, ajudando a perfilar o cliente e permitindo o entendimento de suas necessidades.

Devido à grande quantidade de cadastros em sua base de dados, é fundamental investir em tecnologias que auxiliem na análise das informações para que você consiga resultados satisfatórios.

Gostou de nossas dicas para conhecer melhor os clientes e deseja conhecer outras formas de melhorar os seus lucros com delivery? Entre em contato conosco agora mesmo e encontre as soluções perfeitas para ajudar no sucesso do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *