Saiba como criar uma identidade visual para o seu restaurante!

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como criar uma identidade visual para o seu restaurante!

Engana-se quem pensa que o sucesso de um restaurante baseia-se tão somente na qualidade do seu cardápio. Muito além de uma refeição saborosa, o que as pessoas realmente esperam ter é uma boa experiência. É justamente por isso que saber como criar uma identidade visual diferenciada é essencial para o êxito do negócio. Aprenda

Em meio à correria do dia a dia e aos desafios da gestão, porém, nem sempre é fácil definir por onde começar. Para ajudá-lo nessa difícil, preparamos quatro dicas infalíveis para você descobrir agora mesmo como criar uma identidade visual incrível para o seu restaurante. Vamos lá?

1. Entenda quem é o seu público-alvo

Jamais subestime a análise do seu público-alvo — compreender a fundo quem são os seus potenciais consumidores é, afinal, o primeiro e mais importante passo para criar uma boa identidade visual coesa.

Por isso, criar uma identidade visual para o seu restaurante é extremamente importante!

Antes de definir cores, formas e estilos, analise aqueles que consomem ou consumirão os seus pratos e entenda o que os agrada. Um restaurante cujo principal público-alvo são executivos do sexo masculino, por exemplo, dificilmente poderá apostar em uma identidade visual com cores demasiadamente chamativas e apelo popular.

2. Entenda (e defenda) a essência do seu restaurante

Outra dica essencial para quem quer saber como criar uma identidade visual de qualidade é entender e defender aquilo que compõe a essência do seu restaurante. A identidade de um restaurante tipicamente japonês, por exemplo, não pode negar as suas raízes e ter uma decoração que mais remeta a uma cadeia de fast food, não é mesmo?

Nessas horas, é importante entender que tipo de ambiente você deseja oferecer ao seu público. Trata-se de um espaço exclusivo ou com apelo mais popular? Acolhedor ou demasiadamente sofisticado? Jovem e despojado ou tradicional e conservador? Responder a essas perguntas ajudará você a criar uma boa identidade e não errar na decoração.

3. Busque inspiração no seu cardápio

Embora a qualidade da comida não seja a única razão para o sucesso de um restaurante, a verdade é que o cardápio é, sim, um fator fundamental. Ele materializa, afinal, a atividade-fim e a missão da empresa: satisfazer paladares.

É justamente por causa da sua importância que o cardápio deve ser usado como inspiração e integrar a identidade visual do seu negócio. Um restaurante mexicano, por exemplo, pode buscar no cardápio (e no México, por consequência) referências para as cores, texturas, iluminação e atmosfera que fará parte do ambiente.

4. Pense no todo

Pare um pouco e reflita: onde começa e onde termina a identidade do seu restaurante? A verdade é que, embora muitos não percebam, ela está por toda parte. Do logotipo à decoração, das cores do site ao atendimento. Absolutamente tudo deve ser pensado na hora de definir como criar uma identidade visual.

Para que o resultado dos seus esforços não se pareça uma verdadeira colcha de retalhos, é fundamental que cada um dos pontos de contato entre o seu público e o seu negócio estejam intimamente conectados. Só assim o seu cliente será capaz de identificar a sua marca em cada detalhe, seja por meio de um logotipo ou da decoração do banheiro.

Gostou das nossas dicas sobre como criar uma identidade visual para restaurantes? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como esse em primeira mão!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *