Serviço de entregas: 5 dicas para lidar com motoboys

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Ter um serviço de entregas eficiente é um grande passo para aumentar os pedidos de delivery e fidelizar clientes — o que resulta em mais vendas para um restaurante. No entanto, a dificuldade que alguns proprietários sentem para se relacionar com os motoboys é, muitas vezes, um empecilho para a melhoria desse processo.

Para transpor esse obstáculo e otimizar suas entregas, siga estas 5 dicas que selecionamos para você lidar melhor com seus motoboys:

1. Trate-os como qualquer outro funcionário

Mesmo que os motoboys sejam contratados de forma temporária, eles precisam receber o mesmo tratamento que os demais colaboradores, tanto com relação aos deveres quanto aos direitos.

Mantenha uma relação com cordialidade e respeito. Exija pontualidade, assiduidade, compromisso e garanta um bom ambiente de trabalho, jornadas e remunerações compatíveis com a função.

2. Oferte uma demanda de trabalho razoável

Trabalhar como motoboy requer agilidade e responsabilidade no trânsito, principalmente nas cidades grandes. Por isso, gerencie os pedidos do delivery para não sobrecarregar seus profissionais e colocá-los em risco de acidentes.

Se o pagamento deles for afetado pelo número de entregas realizadas, sua atenção deve ser redobrada para garantir que eles consigam uma boa quantia sem precisar trabalhar em turnos dobrados ou ultrapassando os limites de velocidade.

3. Cobre o uso dos equipamentos de proteção

Não permita que seus motoboys trabalhem sem os itens que aumentam a segurança no trânsito. Certifique-se que eles usem pelo menos:

  • capacete fechado confortável e resistente;
  • calçados apropriados (tênis sem cadarço ou bota);
  • jaquetas, calças reforçadas e luvas; e
  • roupa impermeável para os dias de chuva.

Dependendo do volume de trabalho e do tráfego da região, considere também a necessidade de coletes de proteção para a coluna, joelheiras e cotoveleiras.

4. Eleve o nível do seu serviço de entregas

Para os clientes do delivery — principalmente aqueles que realizam os pedidos pela internet — seus entregadores serão o principal contato com a empresa. Por isso, converse bastante com eles e invista em treinamentos para que seu restaurante mantenha uma boa reputação.

Deixe-os alinhados com os valores da empresa e ensine técnicas de abordagem aos clientes e etiqueta social. Também é interessante abordar questões relacionadas a segurança no trânsito e, se for o caso, mantê-los atualizados com o funcionamento de máquinas de cartão, tablets e outros eletrônicos utilizados durante o atendimento.

5. Disponibilize embalagens e materiais de qualidade

Mesmo que seus motoboys sejam ágeis e educados, seu restaurante não terá bons feedbacks se a comida chegar fria ou revirada ao destino. Por isso, invista em embalagens adequadas aos seus produtos, o que inclui bolsas e bagageiros apropriados.

Também contrate um bom serviço de internet para garantir que as máquinas de cartão de débito e crédito funcionem bem na rua e tenha uma linha telefônica própria para atender aos entregadores que tiverem algum problema durante as viagens.

Seguindo essas dicas, você garantirá a boa qualidade do seu serviço de entregas e terá funcionários realizados que deixarão seus clientes ainda mais satisfeitos e contentes.

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